Translate

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Andorinhão-velho-da-cascata

Bom dia Pessoal!

Achei nos arquivos a foto desse Andorinhão-velho-da-cascata, ele foi encontrado por turistas em fevereiro/2012, próximo a 2ª cachoeira, caído, fraco e sem reação. Foi deixado na portaria onde permaneceu sob os meus cuidados e dos meus colegas. Foi levado ao veterinário, mas infelizmente 10 dias após ser encontrado não resistiu.

O andorinhão-velho-da-cascata pertence a família Apodidae - do grego a = sem, podos = pés; devido às pernas curtas e nunca pousam voluntariamente no solo, e sim o fazem verticalmente em paredões rochosos. Sua distribuição atinge o Centro e Sul do Brasil, Paraguai e Norte da Argentina. . Suas asas são longas em comparação ao resto do corpo. Vivem em grandes grupos, próximos a cachoeiras. Durante o dia caçam voando sobre as matas. Fazem parte de sua dieta insetos coloniais como abelhas, vespas, cupins e efêmeras. Os andorinhões passam a maior parte de suas vidas voando.
O ninho dos andorinhões é feito de musgo, pedrinhas misturadas ao barro e saliva e forrado com fragmentos de vegetais e liquens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário